a tiro

Tiro...sobretudo. De recreio, competição. Escola de responsabilidade, formação... Algumas técnicas, modalidades, meios, intervenientes...

quarta-feira, outubro 04, 2006

CAPÍTULO 9

Pontuação

9.1 Regulamento geral

9.1.1 Aproximação dos Alvos – Durante a contagem dos pontos, o competidor ou o seu representante não deveram aproximar-se a menos de 1 metro dos alvos sem autorização do Range Officer. As violações resultarão numa advertência na primeira ocorrência, mas o competidor ou seu representante poderão, ao critério do Range Officer, incorrer num erro de procedimento nas ocorrências posteriores na mesma competição.

9.1.2 Toque nos Alvos – Durante a contagem dos pontos, o competidor ou seu representante não deverá tocar, medir, nem de nenhuma forma interferir em nenhum alvo sem a autorização do Range Officer. Caso considere que o competidor ou o seu representante influenciou ou afectou o processo de pontuação com a interferência, o Range Officer poderá:

9.1.2.1 Pontuar o alvo afetado como alvo em branco; ou

9.1.2.2 Impor penalidades para os alvos de penalidade afectados.

9.1.3 Alvos Pastilhados Prematuramente – Se um alvo for prematuramente pastilhado ou colado com fita adesiva e isso impedir a determinação da verdadeira pontuação, o Range Officer deverá ordenar que o competidor refaça a pista de tiro.

9.1.4 Alvos Não Restaurados – Quando um competidor terminar a pista de tiro, e um ou mais alvos não tiverem sido devidamente pastilhados ou preparados para o competidor seguinte, o Range Officer deverá avaliar se é possível ou não determinar a pontuação correcta. No entanto, se houver impactos pontuáveis em excesso ou impactos de penalidade questionáveis, não sendo óbvios quais os impactos efectuados pelo competidor que está a ser pontuado, ao mesmo deverá ser ordenado que refaça a pista de tiro.

9.1.4.1 No caso de pastilhas ou fita adesiva usadas para restaurar o alvo de papel serem acidentalmente arrancadas por vento, por gases provenientes do disparo da arma ou por qualquer outra razão, não sendo óbvio para o Range Officer quais os impactos que foram efectuados pelo competidor que está a ser pontuado, este exigirá ao competidor que refaça a pista de tiro.

9.1.5 Alvo Impenetrável – A área de pontuação de todos os alvos de papel de pontuação e de penalidade da modalidade de tiro IPSC é considerada impenetrável. Se:

9.1.5.1 Um projéctil que atingir com seu diâmetro integral a área de pontuação de um alvo de papel, atingindo em seguida a área de pontuação de outro alvo de papel, o impacto sobre o segundo alvo de papel não contará como pontuação ou penalidade, conforme seja o caso.

9.1.5.2 Um projéctil que atingir com seu diâmetro integral a área de pontuação de um alvo de papel e depois atingir ou derrubar um alvo metálico, o impacto será tratado como falha de equipamento de pista. Ao competidor será exigido que refaça a pista de tiro após o conserto do alvo.

9.1.5.3 Um projéctil que atingir com seu diâmetro parcial a área de pontuação de um alvo de papel ou de metal e depois atingir a área de pontuação de outro alvo de papel, o impacto no segundo alvo de papel também receberá a respectiva pontuação ou sofrerá a respectiva penalidade, conforme seja o caso.

9.1.5.4 Um projéctil que atingir com seu diâmetro parcial a área de pontuação de um alvo de papel ou de metal e depois derrubar (ou acertar a área de pontuação de) outro alvo metálico, o segundo alvo caído (ou atingido) também receberá a respectiva pontuação ou sofrerá a respectiva penalidade, conforme seja o caso.

9.1.6 A menos que especificamente descritas como cobertura transponível (“soft cover”) (ver Regra 4.1.4.2) na descrição escrita da pista, todas as estruturas, paredes, barreiras, anteparas e outros obstáculos serão considerados como cobertura intransponível (“hard cover”). Se:

9.1.6.1 Um projéctil que atingir com seu diâmetro integral uma cobertura intransponível e depois atinja algum alvo de papel de pontuação ou de penalidade, esse impacto não contará para pontuação ou penalidade, conforme o caso.

9.1.6.2 Um projéctil que atingir com seu diâmetro integral uma cobertura intransponível e depois atinja ou derrube um alvo metálico, o impacto será tratado como falha de equipamento de pista (ver Secção 4.6). O competidor será obrigado a refazer a pista de tiro após o conserto do alvo.

9.1.6.3 Um projéctil que atingir com seu diâmetro parcial uma cobertura intransponível e depois atinja a área de pontuação de um alvo de papel, o impacto no alvo de papel contará pontos ou sofrerá penalidades, conforme seja o caso.

9.1.6.4 Um projéctil que atingir com seu diâmetro parcial uma cobertura intransponível e depois derrube um alvo metálico pontuável, o alvo caído contará para a pontuação. Se um projéctil atingir parcialmente uma cobertura intransponível, e depois derrubar ou atingir um alvo metálico de penalidade, o alvo derrubado ou atingido contará para penalização.

9.1.7 As estacas dos alvos não são intransponíveis nem transponíveis. Disparos que passem total ou parcialmente através das estacas dos alvos e acertem num alvo de papel ou de metal contarão para pontuação ou penalidade, conforme seja o caso.

9.2 Métodos de Pontuação

9.2.1 A descrição escrita de cada pista de tiro deverá especificar um dos seguintes métodos de pontuação:

9.2.2 “Comstock” – Tempo ilimitado que pára ao último disparo, número ilimitado de tiros a serem disparados, números estipulados de impactos por alvo que contarão para a pontuação.

9.2.2.1 A pontuação do competidor é calculada pela soma do valor dos impactos de valor mais elevado dos disparos estipulados por alvo, deduzido o valor das penalidades, a dividir pelo tempo total (registrado com duas casas decimais) que o competidor levou para completar a pista de tiro, chegando-se assim a um “hit factor”. O resultado total da pista será calculado pela atribuição da pontuação máxima da pista de tiro ao competidor que obtenha o “hit factor” mais elevado, e os restantes competidores serão classificados em relação a essa pontuação.

9.2.3 “Virginia Count” – Tempo ilimitado, que pára ao último disparo, número limitado de tiros a serem disparados e número estipulado de impactos por alvo que contarão para a pontuação.

9.2.3.1 A pontuação do competidor é calculada pela soma dos pontos dos impactos de maior valor dos disparos estipulados por alvo, deduzido o valor das penalidades, a dividir pelo tempo total (registrado com duas casas decimais) que o competidor levou para completar a pista de tiro, chegando-se assim a um “hit factor”. O resultado total da pista será calculado pela atribuição da pontuação máxima da pista de tiro ao competidor que obtenha o “hit factor” mais elevado, e os restantes competidores serão classificados em relação a essa pontuação.

9.2.3.2 O Virginia Count utiliza somente alvos de papel e só é aplicado em Exercícios Padrão, Classificatórias e Pistas Curtas.

9.2.3.3 O Virginia Count não deverá ser usado em competições de Nível IV ou superior, a não ser no que diz respeito a um exercício padrão (ver Regra 6.1.2).

9.2.4 “Fixed Time” – Tempo limitado, número limitado de tiros a serem disparados, número estipulado de impactos totais que contarão para a pontuação.

9.2.4.1 A pontuação do competidor é calculada pela soma dos pontos dos impactos de maior valor da totalidade dos disparos estipulados, deduzido o valor das penalidades. O resultado total da pista não se calcula pelo “hit factor”, sendo os competidores classificados de acordo com o valor real dos pontos obtidos.

9.2.4.2 O Fixed Time utiliza somente alvos de papel que, sempre que possível, devem ser alvos que desaparecem.

9.2.4.3 O Fixed Time só deve ser usado em Exercícios Padrão, Classificatórias e Pistas Curtas.

9.2.4.4 O Fixed Time não deve ser usado em competições de Nível IV ou superior, a não ser no que diz respeito a um exercício padrão (ver Regra 6.1.2).

9.2.4.5 As pistas de tiro de Fixed Time não incorrem em penalidade por falta de utilização ou misses.

9.2.5 Os resultados das pistas devem ordenar os competidores dentro da Divisão declarada, por ordem decrescente dos pontos obtidos individualmente nas pistas, calculadas com 4 casas decimais.

9.2.6 Os resultados da competição deverão classificar os competidores dentro da Divisão declarada por ordem decrescente da soma total dos pontos obtidos individualmente nas pistas, calculadas com 4 casas decimais.

9.3 Pontuação dos Empates

9.3.1 Se, na opinião do Match Director, um empate no resultado da competição precisar ser desfeito, os competidores envolvidos deverão efectuar uma ou mais pistas, indicadas ou criadas pelo Match Director, até se chegar a um desempate. O resultado do desempate só será usado para determinar a posição final dos competidores envolvidos e os pontos originais permanecerão inalterados. O desempate nunca deverá ser feito por sorteio.

9.4 Valor da Pontuação e das Penalidades

9.4.1 Os impactos pontuáveis nos alvos da IPSC serão classificados de acordo com os valores aprovados pela Assembleia Geral da IPSC. (ver Apêndices B e C).

9.4.2 Cada impacto visível na área de pontuação de um alvo de papel de penalidade será punido com o equivalente ao dobro do valor de pontos do impacto de pontuação máxima, até ao máximo de 2 impactos por alvo de penalidade.

9.4.3 Cada impacto visível na área de pontuação de um alvo metálico de penalidade será punido com o equivalente ao dobro do valor de pontos do impacto de pontuação máxima, até ao máximo de 2 impactos por alvo de penalidade, independentemente de o alvo ser ou não destinado a cair (ver Regras 4.3.1.7 e 4.3.1.8).

9.4.4 Cada miss será punido com o dobro do valor da pontuação máxima do alvo, a não ser no caso de alvos que desaparecem (ver Regras 9.2.4.5 e 9.9.2).

9.4.5 Nas pista de tiro Virginia Count e Fixed Time:

9.4.5.1 Cada tiro em excesso (ou seja, tiros disparados além do número especificado numa série ou pista), incorrerá num erro de procedimento. Adicionalmente, durante a pontuação, só será classificado o número de impactos especificado de entre os impactos de valor mais alto.

9.4.5.2 Cada impacto em excesso (ou seja, impactos em excesso na área de pontuação de um alvo de papel de pontuação além do número total especificado para a pista), incorrerá num erro de procedimento. Note que os impactos em cobertura intransponível e/ou em alvos de penalidade não são contados como tiros em excesso.

9.4.5.3 Tiros empilhados (ou seja, o disparo do número especificado de munições numa série, mas contra menos alvos do que o especificado na série) incorrerá num erro de procedimento por ocorrência. Essa penalidade não será aplicada se a descrição escrita da pista autorizar

9.4.5.4 especificamente tiros empilhados.

9.4.6 Nas pistas de tiro Fixed Time:

9.4.6.1 Disparos além do tempo são disparos efectuados contra os alvos depois de ter sido emitido o sinal de cessar fogo. Disparos para além do tempo não contam para pontuação.

9.4.6.2 Quando são usados alvos de papel pontuáveis, é assumido que os disparos além do tempo são os impactos de maior valor visíveis no alvo sendo esses ignorados para efeitos de pontuação. Por exemplo numa pista de tiro com 1xA,6xC e 1xD, em que tenham sido efectuados 2 disparos além do tempo, os dois impactos mais elevados (ou seja 1xA e 1xC) são ignorados sendo a pontuação final os impactos 5xC e 1xD.

9.4.6.3 Quando forem usados alvos de penalidade estáticos, é assumido que todos os impactos ocorreram dentro do tempo especificado, sendo considerados durante a pontuação, sujeito á Regra 9.4.2.

9.5 Regras de Pontuação

9.5.1 A menos que a descrição escrita da pista especifique o contrário, todos os alvos de papel pontuáveis exigirão um mínimo de um impacto cada, sendo classificados os dois melhores impactos. Os alvos metálicos pontuáveis exigirão no mínimo um disparo cada e precisam cair para pontuar.

9.5.2 Se o diâmetro do projéctil de um impacto sobre um alvo de pontuação tocar na linha de pontuação que separa duas áreas de pontuação, ou se o projéctil cruzar várias áreas de pontuação, serão atribuídos os pontos do valor mais alto.

9.5.3 Se o diâmetro do projéctil tocar na área de pontuação de um alvo de pontuação e simultaneamente de um alvo de penalidade, serão marcados os pontos do alvo e os da penalidade.

9.5.4 Rasgões radiais irradiando para fora do diâmetro do orifício de um projéctil não contam para pontuação ou penalidade.

9.5.4.1 Orifícios alargados nos alvos de papel que ultrapassem o diâmetro do projéctil do competidor não contam para pontuação ou penalidade.

9.5.5 A pontuação mínima de uma pista de tiro ou série será zero.

9.5.6 Caso não consiga disparar contra a face de cada alvo de pontuação da pista de tiro com pelo menos uma munição, o competidor incorrerá num erro de procedimento por alvo por falta de utilização, bem como nas devidas penalidades por misses (ver Regra 10.2.7).

9.5.7 Impactos visíveis num alvo de papel pontuável ou de penalidade, os quais resultem de disparos efectuados através das costas de um alvo ou de um alvo de penalidade, não contam para pontuação ou penalidade, conforme seja o caso.

9.6 Contagem dos Pontos e Protestos

9.6.1 Depois de o Range Officer declarar “Range is Clear”, o competidor ou o seu representante será autorizado a acompanhar o Official responsável pela marcação dos pontos para fazer a contagem.

9.6.2 O Range Official responsável pela pista de tiro poderá estipular que o processo de marcação de pontos seja iniciado enquanto estiver o competidor a efectuar a pista de tiro. Nesses casos, deverá ser dado o direito ao representante desse competidor de acompanhar o Official responsável pela marcação de pontos para fiscalizar a contagem. Os competidores deverão ser notificados desse procedimento na leitura da descrição escrita da pista ao grupo.

9.6.3 O competidor (ou seu o delegado) que não conseguir fiscalizar um alvo durante o processo de contagem de pontos perderá todo direito de protestar posteriormente a pontuação desse alvo.

9.6.4 Qualquer protesto de uma pontuação ou penalidade deverá ser imediatamente contestada pelo competidor (ou o seu representante) perante o Range Officer antes do alvo em questão ser pintado, pastilhado ou rearrumado, após o que não será aceite qualquer protesto.

9.6.5 Caso o Range Officer resolva manter a pontuação ou a penalidade originais e o competidor não concorde com a decisão, ele poderá apelar para o Chief Range Officer e depois para o Range Master para uma decisão.

9.6.6 A decisão do Range Master será final. Nenhuma outra reclamação ou protesto será permitida com respeito à sua decisão sobre a classificação.

9.6.7 Durante a contestação de uma pontuação, o alvo(s) em questão não deverá ser pastilhado, colado com fita adesiva, nem sofrer qualquer tipo de alteração enquanto a divergência não for resolvida. O Range Officer poderá retirar um alvo de papel em discussão da pista de tiro para ser examinado mais tarde, para não provocar atrasos na competição. Tanto o competidor quanto o Range Officer deverão assinar o alvo e indicar com clareza qual o impacto(s) que está a ser contestado.

9.6.8 Calibradores planos aprovados pelo Range Master deverão ser usados única e exclusivamente conforme e quando exigido para conferir e/ou determinar a zona de pontuação aplicável dos impactos sobre o alvo de papel.

9.7 Fichas de Pontuação

9.7.1 O Range Officer deverá lançar todas as informações (inclusive quaisquer advertências dadas) na ficha de pontuação de cada competidor antes de assiná-la. Depois do Range Officer assinar a ficha de pontuação, o competidor deverá assinar a ficha de pontuação no lugar indicado. Assinaturas electrónicas na ficha de pontuação serão aceites se aprovadas pela Direcção Regional. Deverão ser utilizados números inteiros para registar todas as pontuações e penalidades. O tempo gasto pelo competidor para completar a pista de tiro deverá ser registado com 2 casas decimais no lugar indicado.

9.7.2 Caso seja preciso fazer correcções na ficha de pontuação, elas deverão ser lançadas com clareza na ficha original e em todas as cópias do competidor. O competidor e o Range Officer deverão rubricar todas as correcções feitas.

9.7.3 Caso o competidor se recuse a assinar ou rubricar a ficha de pontuação por qualquer razão, a questão deverá ser levada ao conhecimento do Range Master. Se o Range Master considerar que a pista de tiro foi conduzida e pontuada correctamente, a ficha não assinada será considerada como uma ficha normal para a inclusão dos pontos nos resultados da competição.

9.7.4 A ficha de pontuação assinada pelo competidor e pelo Range Officer será a prova conclusiva de que a pista de tiro foi completada e de que o tempo, os pontos e as penalidades nela registrados são exactos e incontestáveis. Depois de assinada, será considerada como documento definitivo e, a não ser com consentimento mútuo do competidor e do Range Officer que a assinou, ou em virtude de uma decisão de arbitragem, só será alterada para corrigir erros de aritmética ou para nela serem acrescentados os erros de procedimento previstos na Regra 8.6.2.

9.7.5 Caso seja considerado que numa ficha de pontuação há lançamentos insuficientes ou excessivos ou caso o tempo não tenha sido registrado, o competidor será solicitado a refazer a pista de tiro.

9.7.6 Caso não seja possível ou lícito refazer a pista de tiro por qualquer razão, deverão ponderar-se as seguintes medidas:

9.7.6.1 Caso esteja em falta o tempo, o competidor receberá pontuação zero na pista de tiro.

9.7.6.2 Caso tenham sido registados impactos ou misses insuficientes na ficha de pontuação, os que tiverem sido registados serão considerados completos e conclusivos.

9.7.6.3 Caso tenham sido registados excessivos acertos ou misses, deverão ser usados os impactos pontuados de valor mais elevado.

9.7.6.4 Os erros de procedimento registados na ficha de pontuação serão considerados completos e conclusivos, excepto quando se aplicar a Regra 8.6.2.

9.7.6.5 Caso esteja em falta a identidade do competidor, a ficha de pontuação deverá ser encaminhada ao Range Master, que tomará as medidas que julgar necessárias para rectificar a situação.

9.7.7 No caso de o original de uma folha de pontuação se perder ou que não esteja disponível, será utilizado o duplicado do competidor ou outro registo escrito ou electrónico aceitável pelo Range Master. Se a cópia do competidor ou outro registo escrito ou electrónico não estiver disponível, ou for considerado pelo Range Master insuficientemente legível, o competidor será solicitado a refazer a pista de tiro. Se o Range Master considerar que refazer a pista de tiro não será possível por qualquer razão, o competidor receberá um tempo e uma pontuação zero para essa pista de tiro.

9.8 Responsabilidade pela Contagem dos Pontos

9.8.1 Cada competidor é responsável por manter o controle preciso das sua pontuações para poder conferi-las com as listas afixadas pelo Stats Officer.

9.8.2 Depois de todos os competidores terem completado a prova, os resultados provisórios das pistas deverão ser divulgados e afixados em local visível pelo Stats Officer para poderem ser conferidos pelos competidores.

9.8.3 Caso um competidor detecte erros nos resultados provisórios no final da prova, o competidor deverá apresentar um protesto ao Stats Officer até 1 hora após a afixação dos resultados. Caso o protesto não seja apresentado dentro desse prazo, prevalecerão os pontos divulgados e o protesto não será considerado.

9.8.4 Aos competidores que estão agendados (ou de outro modo autorizados pelo Match Director) para completarem todas as pistas de tiro da prova num período de tempo inferior à duração total da prova (por exemplo no formato de 1 dia, numa prova de 3 dias, etc.), será pedido que verifiquem os seus resultados de prova provisórios de acordo com procedimentos especiais e limites de tempo especificados pelo Match Director (por exemplo num website), sem o que não serão aceites reclamações da pontuação. O procedimento deverá ser publicado antecipadamente na documentação da prova e/ou sob a forma de anuncio afixado em local bem visível da carreira de tiro antes do início da prova (ver também Secção 6.6).

9.9 Pontuação de Alvos Móveis

Os alvos móveis serão pontuados de acordo com o seguinte:

9.9.1 Todos os alvos móveis que apresentam pelo menos uma parte da área de pontuação mais alta quando em descanso (tanto antes, como depois da activação) ou que aparecem e desaparecem continuamente incorrerão sempre em penalidade por falta de utilização e/ou misses (excepções, ver Regra 9.2.4.5).

9.9.2 Alvos móveis que não obedecem aos critérios acima não incorrerão em penalidade por falta de utilização ou misses, a não ser quando se aplicar a Regra 9.9.3.


9.9.3 Alvos móveis incorrerão sempre em penalidade por falta de utilização e misses se o competidor não conseguir activar o mecanismo que controla o seu movimento.

9.10 Tempo Oficial

9.10.1 Apenas o timer operado pelo Range Officer deverá ser usado para registar o tempo oficial despendido pelo competidor na sua tentativa na pista de tiro. Caso o timer esteja defeituoso, o competidor cuja tentativa não pôde ser correctamente cronometrada será obrigado a refazer a pista.

9.10.2 Se, na opinião da Comissão de Arbitragem, o tempo atribuído a um competidor para a pista de tiro for considerado irrealista, a pista de tiro deverá ser refeita (ver Regra 9.7.4).

9.10.3 O competidor que reage ao “Start Signal” mas que, por qualquer razão, não prossegue a sua tentativa na pista de tiro e não consegue ter um tempo oficial registrado no timer operado pelo Range Officer receberá tempo zero e pontuação zero naquela pista de tiro.

9.11 Programas de Pontuação

9.11.1 Os programas de marcação de pontos aprovados pela IPSC são o Match Scoring System (MSS) e o Windows® Match Scoring System (WinMSS). Nenhum outro programa de marcação de pontos deverá ser usado em competições homologadas de IPSC sem a aprovação prévia por escrito do Director Regional da Região anfitriã. No caso do MSS e do WinMSS, deverão ser usadas as versões mais recentes, que podem ser obtidas no website da IPSC.